Pular para o conteúdo principal

Cuidado com a prisão de ventre!



Segundona braba, 9:30 hs, já tomei café, já fiz minha caminhadinha e já fui ao banheiro fazer o número 2!
Eba! Ufa, ainda bem! É que eu tava com prisão de ventre.
Tudo culpa minha, pois excluí as frutas do meu cardápio.
São os antigos hábitos querendo retornar e é por isso que sempre temos que estar vigilantes.
Frutas, grãos, fibras em geral devem fazer parte constantemente do nosso cardápio diário!
Quando percebi o que estava fazendo, voltei a comer frutas e meu intestino está normalizando suas funções.


"As principais causas de prisão de ventre podem ser:
  • Falta de estímulo ao defecar, ou seja, não ir ao banheiro quando sente vontade;
  • Comer poucas fibras na alimentação;
  • Ingerir poucos líquidos diariamente;
  • Não realizar nenhuma atividade física;
  • Sintomas de ansiedade e nervosismo;
  • Uso excessivo de laxantes."

Conheço um monte de gente que só vai ao banheiro mediante laxantes. 
Tomam constantemente e fizeram disso um hábito.
Eu acho que é porque eles não comem o tanto de fibras, frutas, etc que é necessário para que o organismo funcione direito, mas como sou leiga no assunto, fui pesquisar e descobri que:

"O uso indiscriminado dos laxantes irrita as paredes do intestino, forçando-as a liberar o bolo fecal. Sem contar que esse mau hábito agrava a constipação, já que causa uma mudança no trato intestinal. Com essa alteração, o intestino deixa de funcionar naturalmente com acúmulo de fezes, tornando-se dependente da medicação".

Tem mais:

“Os laxantes que têm em sua composição substâncias como fenoftaleína e bisacodil, entre outras, podem, a longo prazo, causar uma lesão no plexo mioentérico. Este mal pode ser irreversível pois causa a perda da inervação (atividade funcional das fibras nervosas do intestino), que se traduz por piorar a prisão de ventre.”

Há 4 anos tive que fazer uma colonoscopia (exame realizado no intestino) e descobri estava com inúmeros pólipos. 
A Organização Mundial de Saúde indica a realização desse exame a partir de 50 anos e só fiz aos 36 anos por sugestão médica, tentando descobrir a causa de uma dor abdominal.
Se não tivesse feito, hoje estaria com câncer no intestino, pois meus pólipos já estavam em estágio avançado.
Agora faço a colonoscopia de 2 em 2 anos, preventivamente, a fim de evitar outras surpresas.
Voltando ao assunto da prisão de ventre, existem vários alimentos que auxiliam no bom funcionamento do nosso intestino:

Frutas: principalmente o mamão, laranja (bagaço também), ameixa, maçã (inclusive a casca);
Grãos;
Pães integrais;
Verduras: principalmente as verde escuras.

Então, se você é da turma do laxante, tá na hora de parar, hein????
Existem outras formas saudáveis de fazer nosso organismo funcionar!!!!

Outro erro que cometemos é usar o laxante para emagrecer.

Leia sobre quem usa laxante para emagrecer clicando no link abaixo:

http://dietaja.uol.com.br/saude-fitness/131/artigo39357-1.asp







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mandalas com materiais recicláveis

Hoje acordei com uma vontade de inventar moda! Na verdade acordei com vontade de fazer uma mandalas bem bonitas e então fui pesquisar o que o pessoal do artesanato tem feito com material reciclável. Olhem só as maravilhas que eu achei! Mandalas feitas com revistas e cds pintados a mão. Essas aqui de baixo fui em que fiz em placas de vidro e tinta vitral. fonte imagens: google.com

Eu posso, eu quero, eu consigo...

Ontem vivi um momento translumbrante! Estava eu no shopping, com preguiça de olhar roupas e pensando: ah, nada vai me servir mesmo, experimentar pra quê? Apesar de eu ter emagrecido um monte, essa sensação sempre me acompanha. Peguei lá umas tantas calças e bermudas 44, uma bermuda 46 e uma bermuda 42! Experimentei descrente e gente do céu, a bermuda 42 me SERVIU!!!!!! Três horas de choque profundo, parada, olhando o reflexo de minha imagem no espelho. Tudo bem que quando abotoei a bermuda, meus órgãos internos foram horrivelmente massacrados e eu vi a hora do meu rim pular pra fora, tipo nossa amiga aí de cima, mas isso não importa!  São meros detalhes insignificantes, o que realmente importa é que ela SERVIU!!!!! SERVIU UHÚ, SERVIU UHÚ!!!!!! Queria gritar para que todos parassem o que estava fazendo no shopping e me dessem os parabéns! Queria que fosse anunciado no sistema de som do shopping: ATENÇÃO, ATENÇÃO SENHORES VISITANTES, COMUNICADO IMPORTANTE: PESSOAL, A BERMUDA

Top 5 dos gordinhos: partes do corpo que mais incomodam.

5 partes do corpo que incomodam uma mulher que está acima do peso: 5 lugar BARRIGA : o panceps avantajado incomoda bastante às gordinhas. Calça jeans, nem pensar! Corre o  risco do botão desfigurar nosso umbigo. E como fechar a calça? E pior, como abrir depois de um dia todo dentro dela???? 4 lugar COXAS: Só me lembro do Caco Antibes - "aquelas tias gordas, com as coxas gordas batendo, um horror rsrsrs". Mas é a pura verdade! As coxas são terríveis vilãs em minha vida!  3 lugar QUADRIL: homem não sofre desse problema, não a maioria pelo menos, mas as mulheres... Quanto mede seu quadril? O tal do culote é uma tragédia e quem fica bonita de calça com o quadril do tamanho da Semana Santa? 2 lugar PAPADA: a prova total de que você está realmente acima do peso é a papada! Acaba com o formato do rosto e tem a capacidade de te transformar na Porky Pig! Minha papada tá de brincadeira comigo - emagreci quase 15 kgs e ela nem tchum! Se recusa a deixar meu corpinho! 1 lugar BR